42
SNIRLit
 
 
 » Entrada > Unidade de Litoral (troço 14)
Ver no mapa:
Estações (1) Estruturas (3)
Praias (12) Batimetria
Unidade de Litoral Concelhos
Unidade de Litoral:  14 Pedra da Aberta (Lagoa de Óbidos)-Ilha do Baleal
Última Data de Observação:  14/01/2003
Tipo de Sedimentos Emersos:  Areia grosseira a fina
Tipo de Sedimentos Submersos:   -
Balanço Sedimentar:  Negativo
» Evolução   » Transporte Sedimentar   » Geomorfologia    
ULitoral onde se observa erosão e recuo da linha de costa em todo o litoral , quer seja arenoso ou rochoso, existindo risco associado apenas pontualmente, em locais com alguma ocupação junto à costa ( Baleal, zona este). 
Este troço tem fornecimento sedimentar muito reduzido, por quase inexistência de fornecimento por deriva litoral e pela não ocorrência de rios importantes. O fornecimento sedimentar está restrito à contribuição das pequenas ribeiras afluentes ao litoral deste troço. As praias são essencialmente formadas por areias médias a grosseiras, na sua parte emersa. Como o fornecimento sedimentar é relativamente reduzido, o balanço sedimentar é de forma geral negativo. A resultante anual da deriva litoral é dirigida para sudoeste, mas com valor moderado, dada a orientação geral da linha de costa. A deriva encontra-se apenas parcialmente saturada, sendo interrompida no limite sul pela acção do tômbolo do Baleal. As praias apresentam transporte longilitoral importante, com variação sazonal no perfil dominante e morfodinâmica geral intermédia a dissipativa. 
Costa com elevada diversidade morfológica, predominantemente constituída por zonas arenosas abertas, mas também possuindo locais de costa rochosa com arribas activas e plataforma de abrasão. O litoral arenoso aberto ocorre nos sectores norte e central do troço, sendo a faixa arenosa relativamente estreita, com excepção das áreas próximas de embocaduras de ribeiras. As praias arenosas apresentam geralmente formas bem definidas. O litoral rochoso localiza-se sobretudo na parte sul do troço. A faixa costeira é formada, alternadamente, por dunas e por rocha, existindo domínio dunar na parte próxima da foz de ribeiras. As arribas deste troço do litoral estão talhadas em formações com graus de consolidação médio a elevado. Os dois elementos morfológicos mais importantes deste troço são a Lagoa de Óbidos e o tômbolo do Baleal. O litoral arenoso associado à Lagoa de Óbidos possui morfologia adulterada pelos processos destrutivos/construtivos, associados às frequentes aberturas da lagoa, sendo ainda fortemente influenciado pelos processos de meandrização do canal de comunicação e pelos sucessivos galgamentos oceânicos. A zona arenosa do tômbolo do Baleal formou-se por acção combinada de processos de refracção e difracção da ondulação em torno da ilhota do Baleal, existindo hoje comunicação permanente. A praia submersa apresenta sistema barra-fossa onde existe faixa arenosa larga e ausência de formas dominantes ou até afloramentos rochoso onde a faixa arenosa é mais estreita ou inexistente (a sul, sobretudo). 
Bibliografia:  
A Faixa Litoral entre a Nazaré e Peniche: Unidades Geomorfológicas e Dinâmica Actual dos Sistemas Litorais
Tese de Doutoramento, 575p.
1996

Dinâmica e protecção da faixa litoral entre Nazaré e Peniche
Colectânea de Ideias sobre a Zona Costeira de Portugal, 553-568p.
1995

Erosão do tômbolo do baleal
Informação nº 4/83 - DSF (DOME - 1).
1983

Evolução da lagoa de Óbidos nos tempos históricos
Geolis, III(1/2):105-117.
1989

Evolução de arribas litorais: importância de estudos quantitativos na previsão de riscos e ordenamento da faixa costeira
Colectânea de Ideias sobre a Zona Costeira de Portugal, 67-86p.
1997

Morphological evolution of the Óbidos lagoon
Journal of Coastal Research, 8:677-687.
1992

Morphology of sea cliff systems in portuguese Estremadura (Nazaré-Peniche area)
Litoral`98 Proceedings, p. 593 - 596
1998

Recent evolution of Óbidos and Albufeira coastal lagoons
Proc.Int.Coastal Congr., p.167-186.
1992

 
© SNIRLit 2003-2017 | contacto: snirh@inag.pt | Visite também o SNIRH em http://snirh.pt
Navegação através de listagens Seleccione no mapa da esquerda Praias mapas Águas Costeiras e de Transição